Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Bento Gonçalves é a cidade mais limpa com mais de 100 mil habitantes no país

October 31, 2017

Bento Gonçalves é a cidade mais limpa do Brasil com população acima dos 100 mil habitantes. O resultado corresponde ao Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), elaborado pela PwC Brasil em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur), que analisa a aderência municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em cerca de três mil cidades brasileiras. O primeiro lugar geral é da cidade de Jesuítas, no Paraná, com pontuação de 0,909.

Com uma pontuação de 0,769 em uma escala de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, maior o cumprimento das metas e diretrizes da PNRS –, Bento é a primeira entre os pouco mais de 300 municípios brasileiros com população acima dos 100 mil habitantes. A avaliação é feita a partir do desempenho em quatro dimensões: engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e impacto ambiental.

No índice geral, a região Sul se destaca pelo segundo ano consecutivo, com 70% dos municípios entre os 50 mais bem colocados no levantamento. Os melhores desempenhos foram registrados por municípios com população abaixo dos 50 mil habitantes.

Jesuítas, a cidade com o maior índice na pesquisa, tem 8.861 habitantes, de acordo com a estimativa deste ano. Completam as cinco primeiras as gaúchas Camaquã, com 0,898 e 66,2 mil habitantes, Presidente Lucena e Vale Real, as duas com 0,875, e a catarinense Porto Belo, com 0,870.

Para chegar aos resultados do ISLU, quatro aspectos são levados em consideração: Engajamento do Município (população atendida e população total); Sustentabilidade Financeira (arrecadação específica menos despesa do serviço sobre a despesa total do município); Recuperação dos Recursos Coletados (material reciclável recuperado sobre total coletado); e, por fim, Impacto Ambiental (quantidade destinada incorretamente sobre a população atendida).

Entre os municípios serranos, além de Bento Gonçalves, que ocupa a 13ª posição geral no estado, aparece com destaque Caxias do Sul, com um índice de 0,727, na 13ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e na 38ª posição geral no estado.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo