Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Maria-Fumaça vai voltar à Estação Férrea em Montenegro

September 14, 2017

“O apito do trem anunciava a partida...”. A música de autoria do montenegrino Vandré da Rosa, em alusão à antiga Estação Férrea, hoje Estação da Cultura, virou um verdadeiro hino da cidade. E lembra os tempos que os trens, tanto a vapor como depois movido a óleo diesel, cruzavam o centro de Montenegro, saindo e chegando à Estação Ferroviária. O local, que teve vários prédios restaurados, virou um complexo cultural. Mas faltava uma atração principal: uma locomotiva. Em breve, não deve faltar mais.

Conforme a presidente da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica), professora Clarice Biehl, a entidade encaminhou pedido para trazer para a Estação da Cultura de Montenegro uma antiga locomotiva Maria-Fumaça que está atualmente na Ulbra, em Canoas. Como está bastante abandonada e necessita de restauração, as mulheres da Efica solicitaram a transferência do trem para Montenegro. “O projeto chegou a ser arquivado, mas não desistimos”, ressalta, lembrando a busca por autorização junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual (IPHAN e IPHAE), ULBRA e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). E através da insistência a autorização foi conseguida.

Agora a Efica iniciou uma nova mobilização, buscando apoio para transportar a Maria-Fumaça para Montenegro. E não é um trabalho simples. A locomotiva a vapor, que tem junto um vagão, é de 1935, toda em ferro. Portanto, bastante pesada. Necessita de guindaste e veículo de grande porte para a remoção. Já foi buscado o apoio da Prefeitura, em reunião com o prefeito em exercício Carlos Eduardo Müller (Kadu). E além do transporte, a Efica também iniciará uma campanha para a restauração da Maria-Fumaça. “Até o final deste ano esperamos que a locomotiva esteja na Estação da Cultura”, projeta Clarice Biehl. “É o que falta para completar o nosso acervo”, completa, informando que a locomotiva deverá ficar na parte dos fundos, onde já tem alguns trilhos, mas podendo ser vista da rua Osvaldo Aranha. E assim a Estação da Cultura se consolidará cada vez mais como um dos principais pontos turísticos, históricos e culturais de Montenegro e do Vale do Caí.
 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square