Mais de 40 animais são abandonados durante remoção de famílias para o Rota Nova em Caxias

Até o momento 48 animais, principalmente cães, foram abandonados pelas famílias que estão se mudando para o Residencial Rota Nova, em Caxias do Sul. Os dados são confirmados pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).

Do Distrito Industrial, 26 bichos foram deixados para trás. No Santa Fé, local onde ainda há retirada de famílias e residências, 22 até agora já foram abandonados. Na sexta-feira, dia 15, deve encerrar a remoção nesta área da zona norte. Após, outros três pontos receberão os trabalhos.

Animais foram recolhidos ao canil municipal (Foto: Fábio Campelo/Divulgação)

Conforme a diretora do departamento, Marcelly Paes Felippi, nem mesmo a conscientização feita com as famílias atingiu a todos da mesma forma. Ela lamenta que estes animais de estimação tenham sido abandonados em meio aos escombros, mas salienta que todos foram recolhidos ao canil municipal.

“Foi feito um trabalho com estas famílias, há mais de dois meses, chipagem de animais, exatamente pra que a gente possa controlar esse abandono. Foi explicado para estas famílias o quanto o abandono é crime, é sério e faz mal para o animal. Nós nos colocamos à disposição, na época, para as famílias que não conseguissem doar seus animais para uma pessoa responsável, que nós iríamos ajudar com campanhas de adoção, mas ninguém nos procurou. Agora vamos tomar as devidas providências”, diz.

Marcelly salienta que, neste momento, os animais ainda não podem ser doados.

“Nesse primeiro momento ainda não. Nós vamos fazer uma notificação destes animais, a gente vai ter que aguardar um posicionamento do Ministério Público para depois eles irem para adoção”, completa.

Foram aplicados microchips em 205 animais que vivem sob a tutela dos contemplados no projeto. O objetivo era evitar que eles fossem abandonados durante a mudança, o que não aconteceu em cerca de 23% dos casos.

Os proprietários dos animais abandonados serão responsabilizados.


Posts Em Destaque
Teremos posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes