Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Mamógrafo e raios X devem começar a funcionar neste ano no Hospital Montenegro

August 8, 2017

Ainda neste ano pode entrar em funcionamento os modernos equipamentos que estão comprados desde 2015. Faz mais de dois anos que o aparelho de raios X digital e o mamógrafo estão dentro de caixas, no Hospital Montenegro, mas sem poder ser instalados por falta de um local adequado. 

No dia 25 de julho, terça-feira da última semana, ocorreu uma audiência no Ministério Público, com a presença do promotor de justiça Celso Pedro Stein, o diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira, acompanhado do procurador do HM, Gerson Lutz Hallam, o vereador Cristiano Braatz, o servidor Edson Rudinei Kael, da Secretaria Municipal de Saúde, e a procuradora-geral do município, Juliana Becker. Foi acertado que a Prefeitura irá pagar ao hospital R$ 443.559,82, em quatro parcelas, sendo a primeira no próximo dia 20 de agosto e as outras três sempre no dia 20 dos meses subseqüentes. Com isso deverão ser concluídas as instalações nas salas do hospital onde serão instalados os equipamentos.

De acordo com o diretor do hospital, a partir da entrada dos recursos a obra nas salas deverá ser retomada. Carlos Batista da Silveira calcula que cerca de 70% da construção já esteja pronta. Entretanto, só na compra de cabos de ligação devem ser investidos cerca de R$ 90 mil. Batista lembra que o hospital vendeu o mamógrafo antigo, que era analógico, já prevendo a instalação do digital. Ele ressalta ainda a necessidade de um aditivo no contrato com o Governo do Estado para que os exames possam ser oferecidos gratuitamente através do 100% SUS. Isso é necessário para a manutenção do serviço, que terá despesas com médicos e demais profissionais, além dos materiais. “Todas as mulheres da região poderão utilizar o mamógrafo. A média deverá ser de 500 mamografias por mês”, afirma Batista. “Vamos fazer a obra e instalar o quanto antes. Faremos todo o esforço para estar instalado ainda neste ano”, completa.

Para o secretário municipal de saúde, Luis Azeredo, o convênio entre Prefeitura e Hospital Montenegro para o funcionamento do mamógrafo e raios X é muito importante. “Vejo com felicidade o acordo entre as partes. É uma grande notícia”, afirma, informando que o dinheiro para os repasses está garantido.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload