Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Novo presídio de Bento será vizinho de um dos roteiros turísticos mais movimentados da Serra

April 6, 2017

Um lugar tranquilo, perto de uma escola, cercado de natureza, com fácil acesso à rodovia e próximo a um dos roteiros turísticos mais importantes da Serra Gaúcha vai abrigar o novo presídio de Bento Gonçalves. A área destinada à nova penitenciária fica a cerca de dois quilômetros do roteiro Caminhos de Pedra.

Situado no final da Rua Avelino Signor, no bairro Barracão, o terreno fica a cinco minutos de carro da estrada principal do distrito de São Pedro e a 10 minutos do Parque de Eventos da Fenavinho. Bento Gonçalves recebeu mais de 1,3 milhão de visitantes nos roteiros turísticos em 2016. O Caminhos de Pedra é o segundo roteiro mais importante do município, depois do Vale dos Vinhedos.

O terreno de 143 mil metros quadrados fica próximo da Cascata dos Amores, que pode ser avistada de um mirante na estrada que leva ao município de Pinto Bandeira e vem sendo explorada como rota de espumantes. O terreno é vizinho também da escola de educação fundamental Nossa Senhora da Salette e tem fácil acesso para a rodovia RS-444.

Embora a discussão sobre a transferência do presídio, hoje situado no Centro de Bento Gonçalves, já dure mais de uma década, o ponto exato onde vai ser erguido a nova penitenciária é desconhecido até mesmo por moradores da cidade. O presidente da Associação Caminhos de Pedra, Vitor Fontanari, não quis se manifestar antes de verificar a situação com os 60 associados.

Entidades ligadas ao turismo também não comentam mais o assunto, que chegou a ser tema de audiências públicas quando o terreno desapropriado pelo município foi doado ao governo do Estado, em 2008, e quem assina a escritura é o ex-prefeito Alcindo Gabrielli, do PMDB. O município tem inclusive uma declaração de isenção de licenciamento ambiental estadual expedida pela Fepam.

Nesta semana, foi aprovada a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança e o titular, Paulo Marinho, terá como uma das prioridades articular a construção do presídio junto ao governo do Estado. Para ele, mesmo próximo a um ponto turístico, há apoio da população.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square