Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Nova ponte vai evitar interrupção do trânsito nas cheias do Rio Caí

February 24, 2017

A construção da nova ponte sobre o rio Caí trará grande benefício para a região e, principalmente para os municípios onde ela estará localizada: o Caí e o Pareci Novo. Mas ela terá de ser bem planejada para não causar problema para os usuários da rodovia e moradores das áreas próximas.

No local em que - em princípio - a ponte deverá ser construída (o início da rua São João, no bairro Navegantes) o terreno situado na margem oposta do rio é bem mais baixo do que nível da rua São João.

Além disso, todo o trecho da rodovia que atualmente margeia o rio (da Sociedade Matiel até o trevo de acesso às três pontes atuais) fica inundado quando ocorrem enchentes, mesmo no caso de enchentes não tão grandes como a ocorrida no ano passado. O trânsito entre Montenegro e o Caí fica interrompido nas enchentes, obrigando os usuários a fazer grandes voltas ao se deslocar de uma cidade a outra.

Isso aconteceu porque, quando foi feito o asfaltamento da estrada, houve uma forte reação política de lideranças caienses, atendendo ao temor de que a estrada no lado do Pareci, sendo feita em nível elevado, causaria aumento das enchentes no Caí. 

O Caí é uma das cidades brasileiras mais impactadas pelas enchentes e a população sofre muito com isso, o que faz com que esse assunto seja muito sensível. Obras realizadas nesse trecho do rio não podem ter o efeito de aumentar o nível das enchentes na cidade.


Solução
A solução é fazer com que a ponte, no lado do Pareci, passe por cima da estrada, como um viaduto e, logo depois, dobre à esquerda, em direção a Montenegro, dando acesso a um trecho paralelo à estrada, que terá de ser construído ao lado do atual traçado, em direção a Montenegro. A partir desse ponto a estrada é mais alta e livre de enchentes até Montenegro.

O trecho de estrada que terá de ser construído tem, aproximadamente, 300 metros de extensão e o seu custo, portanto, não será tão elevado. Com isso, além de diminuir em três quilômetros a distância entre o Caí e Pareci ou Montenegro

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags