Fraudes retiram pontos da carteira de motoristas infratores

Esquemas para evitar que motoristas infratores tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por excesso de pontos colocam em alerta autoridades do trânsito e polícia. Reveladas pelo programa Fantástico deste domingo, em reportagem produzida pela RBS TV, as fraudes envolvem desde condutores que cobram para assumir multas até despachantes que lucram com operação. As informações são do jornal Zero Hora.

O número de casos triplicou em sete anos. Só em 2016, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul descobriu 231 suspeitas de fraude nas chamadas apresentações de condutores, mecanismo previsto em lei que garante ao dono de um veículo indicar às autoridades o condutor do carro no momento em que foi aplicada uma multa, caso não seja ele próprio.

A reportagem teve acesso a auditorias do Detran apontando as irregularidades. Há casos de mortos recebendo pontos na carteira, muitos transferidos por taxistas. No Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre, há um condutor que foi "multado" em 21 de janeiro de 2016, exatamente dois dias após ter sido enterrado.

Outro exemplo é o do motorista de táxi Jairo Juarez Azevedo dos Reis, de Porto Alegre. Ele acumula mais de 800 pontos e responde a 20 inquéritos na polícia por suspeitas de ter assumido multas que não cometeu. Reis se diz vítima do esquema e suspeita que a cópia de sua CNH foi utilizada na fraude. Ele conta que começou a receber pontos por multas que não cometeu após entregar cópia de sua CNH a um proprietário de táxi, de quem alugou o carro.

"O que tenho a dizer é que essas multas não são minhas. Apareceu uma multa em São Paulo de uma Mercedes, mas nunca dirigi Mercedes. Nunca fui para São Paulo", afirma o taxista, que teve a renovação da autorização para dirigir negada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).


Posts Em Destaque
Teremos posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square